Blog

Veja quais serão as principais tendências em hotelaria para 2022

Veja quais serão as principais tendências em hotelaria para 2022

A tendência de serviços de hotelaria está sempre mudando. No entanto, em um ano pós pandemia, é esperado que as alterações sejam ainda maiores. Sendo assim, veja o que 2022 promete e esteja preparado para transformar a sua empresa.

Quais são as tendências de serviços em 2022

Saber o que vai estar em alta no ano pode ser uma grande ajuda para o seu negócio. Afinal, você pode se adaptar ao mercado e, além de obter novos clientes, manter os antigos. Por isso, veja quais são as tendências de serviços em 2022.

Maior cuidado com a saúde e atenção no bem-estar

É claro que após dois anos que foram marcados pela chegada de um vírus, a atenção com a saúde estaria diferente. Agora, os hóspedes estão mais rigorosos em relação às medidas de prevenção. Então, ter cuidado na limpeza é essencial.

Não foi só a saúde física que ganhou espaço durante esses dois anos. Após esse período em casa, as questões mentais foram bastante discutidas. Ou seja, o bem-estar é uma pauta muito em alta em 2022.

As práticas de autocuidado só crescem

Isso significa que os setores holísticos apresentam um poder de crescimento enorme. Assim, locais que possuem experiências para melhorar o físico, emocional e mental vão ganhar destaque. Essas práticas podem ser por exemplo:

  • Aulas de yoga;
  • Massagens;
  • Aromaterapia, cromoterapia e musicoterapia.

Viajantes solo

Outro tema que também pode se ligar com o bem-estar é executar as atividades sozinho. Afinal, as pessoas passaram a perceber como a própria companhia pode fazer bem. Não é necessário fazer tudo ao lado de alguém.

Essa tendência se refletiu também nas viagens. Agora, muitos estão com coragem para ir para outras cidades, estados ou países sozinhos. Por isso, investir em práticas para viajantes solo pode aumentar o número de hóspedes.

Imagem de mulher em sacada de quarto de hotel.

Foto: Temas como bem-estar ganham espaço em 2022, incluindo fazer viagens solo

Negócios e lazer na mesma estadia

Trabalhos remotos ou híbridos tomaram conta de 2020 e 2021. Assim, ir ao escritório todo dia já não é uma grande necessidade. Diante disso, o bleisure ganha cada vez mais espaço.

Bleisure é a junção das palavras negócio e lazer em inglês. Ou seja, o hóspede pode fazer viagens a trabalho, mas sem deixar o turismo e a diversão de lado. Então, é preciso estar muito preparado para atendê-lo.

Por causa dessa demanda, algo que está bastante em alta são locais em que o hóspede pode trabalhar. Além disso, podem ser lugares bons para fazer network com outros viajantes.

Maior cuidado com o meio ambiente

Essa é uma tendência de hotelaria que só cresce a cada ano. Afinal, as pessoas estão cada vez mais atentas aos danos no meio ambiente. Por isso, a procura por locais sustentáveis sempre sobe.

A demanda vai desde a hora de reservar o hotel até a saída. Ou seja, é preciso que a estadia toda seja o mais sustentável possível. Essas práticas costumam ser ótimas para aumentar o número de hóspedes.

Tecnologia é uma tendência sempre em alta

Junto com o cuidado com o meio ambiente, a tecnologia também é um tema que nunca sai dos holofotes. Em 2022, isso quer dizer que a digitalização vai ficar cada vez mais presente. Além disso, é algo que cresce também por causa do vírus da Covid.

Fazer check-in ou check-out móvel ou pagar sem ter algum tipo de contato ajuda a reduzir a transmissão. Mas, o uso das impressões digitais ou faciais também é uma tendência que começou a surgir.

Isso é bom não apenas para reduzir o vírus da Covid-19, pois também, aumenta a produtividade do hóspede. Assim, ele pode fazer outras tarefas enquanto usa a tecnologia oferecida pelo hotel.

Personalização e cuidado individual

O hóspede gosta de se sentir único e especial. Por isso, atendê-los de uma forma robótica está cada vez menos comum. Personalizar cada experiência de acordo com a pessoa é muito importante.

É possível usar os dados que o cliente dá antes de entrar no hotel. Então, você oferece produtos e passeios de acordo com o perfil dele. Isso mostra que o local está de olho nas reais preferências de cada um.

Outra vantagem dessa tendência é que ela pode trazer lucros ao hotel. Afinal, as chances do hóspede aceitar fazer compras ou passeios fica muito maior. Ou seja, o estabelecimento também sai ganhando.

Poucas viagens

O setor de hotelaria passou por um período difícil em 2020. Já em 2021 a melhora começou, mas em 2022 ainda não há sinais claros de que tudo vai voltar a ser como antes. Por isso, é preciso ter cuidado com o seu negócio.

As tendências mostram que agora os clientes preferem fazer poucas viagens, mas por um tempo maior. Além disso, os passeios em locais mais perto de casa também estão crescendo.

Isso acontece por causa dos preços das passagens e do vírus da Covid. Afinal, agora a burocracia está muito maior e o preço para viajar está mais caro. Sendo assim, os hóspedes procuram por outras alternativas.

Novas formas de pagamento

Hoje em dia é difícil pensar que, até início de 2020, não existia pagamento via Pix. No fim, esse método ganhou um espaço enorme no dia a dia. Agora, a tendência é que existam outras formas de pagar por produtos e serviços.

Um dos assuntos que está muito em alta são as moedas digitais. Alguns locais já estão considerando usá-las para fazer pagamento. É algo que está muito no início, mas vale a pena ficar de olho para seguir a tendência quando ela aumentar.

Dica: invista em realidade aumentada e virtual

Uma experiência nova que 2020 e 2021 trouxe foi a realidade aumentada e virtual. Durante esse tempo, locais que possuíam muito turismo viram seus lucros baixarem. Para melhorar o cenário, foram oferecidos passeios virtuais.

As pessoas podiam passear pelos monumentos mais famosos pela internet. Assim, até mesmo aqueles que não tinham a chance de viajar puderam conhecer locais históricos.

Essa nova tendência de 2022 pode aumentar ainda mais para os hóteis. Isso porque, antes de se hospedar, é possível oferecer ambientes virtuais. Por exemplo, o futuro cliente pode se imaginar no local para, depois, fazer a sua reserva.

Foto: A tecnologia e o ambiente virtual podem melhorar a experiência do hóspede no hotel

Saúde, bem-estar e tecnologia são as tendências de 2022

Motivado bastante pela pandemia da Covid-19, as tendências de hotelaria em 2022 indicam um caminho claro. Agora, as pessoas estão mais preocupadas com a própria saúde e bem-estar. Além disso, a tecnologia entra como uma grande aliada.

Comece a inserir aos poucos essas experiências aos seus hóspedes. Desse jeito, com certeza a movimentação do local será ainda maior. Para melhorar, esteja atento às tendências no decorrer do ano.

Comentários