Blog

Talentos do Brasil já comercializou 1,7 milhão de unidades

Talentos do Brasil já comercializou 1,7 milhão de unidades
Amenities produzidas com apoio do MTur já foram negociadas com 80 estabelecimentos

 

A parceria entre Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sebrae e a empresa Realgem’s Amenities para a produção de amenities – nome para amostras grátis de cosméticos disponibilizados em hotéis – alcançou a marcar de 1,7 milhão vendidas desde o seu lançamento, em 2014. Batizada de Talentos do Brasil, os produtos já estão presentes em 80 estabelecimentos.

Os produtos feitos à base de mel, proveniente da Cooperativa Vacariense de Apicultores (AVAPIS) e da Associação de Vacaria no Rio Grande do Sul, seguem os princípios do fair trade, ou seja, são fabricados com responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade.

A partir da matéria-prima são fabricados xampu, hidratante, condicionador, sabonete em barra e sabonete líquido. Além de fornecer o mel, a cooperativa recebe 5% do valor das vendas dos cosméticos.

TALENTOS DO BRASIL – O projeto Talentos do Brasil Rural, do qual a linha de cosméticos faz parte, tem como proposta agregar valor a produtos e serviços da agricultura familiar, inserindo-os no mercado turístico. O projeto foi criado em 2009, por meio de uma parceria entre os dois ministérios e o Sebrae.

“Temos orgulho em sermos um parceiro exclusivo neste projeto, pois estamos contribuindo com o desenvolvimento de pequenos produtores do país e também impulsionando o giro da economia nacional. Com a aproximação da Olimpíada, estamos otimistas para que neste ano a linha tenha um recorde de vendas na rede hoteleira nacional”, diz o diretor comercial da Realgem´s, Mauro Carvalho de Oliveira.

Em Alagoas, a Trilha do Visgueiro é um dos roteiros turísticos do projeto. Uma caminhada de uma hora e meia em meio a Mata Atlântica leva os turistas para o gran visgueiro, uma árvore enorme, que precisa de mais de 10 pessoas para abraçar seu caule. Pelo caminho os visitantes podem conhecer casas de taipa, típicas da região, e ainda comprar o artesanato feito com fibra de bananeira produzido pela Associação das Mulheres de Fibra.

Fazem parte do projeto Talentos do Brasil Rural, 89 empreendimentos da agricultura familiar em todo o Brasil com produção de cosméticos, alimentos, bebidas e artesanatos, além dos 23 roteiros turísticos. Suas ações envolvem diagnósticos, qualificação dos empreendimentos, promoção e apoio à comercialização.

Confira aqui os roteiros turísticos:

Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (AM)
Trilha do Visgueiro (AL)
Roteiro Ecoétnico (BA)
Cultura e Ecologia em Busca do Futuro (CE)
Trekking Travessia (GO)
Circuito na Vivência da Agricultura Familiar do Serras de Minas (MG)
Caminhos Rurais da Mata Atlântica de Minas (MG)
Circuito Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto (MG)
Roteiro Serras Rurais (MG)
Natureco Pantanal Remoto (MT)
Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal (RJ)
Caminho dos Engenhos (PB)
Uma Viagem à Civilização dos Potiguara (PB)
Roteiro: Em Terras Quilombolas (PB)
Circuito Turistico Caminhos Históricos da Serra (PR)
Caminhos do Vinho (PR)
Roteiro do Seridó (RN)
Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS)
Vale dos Vinhedos (RS)
Agroturismo – Gramado (RS)
Caminhos da Colônia (RS)
Roteiro Caminhos de Pedra (RS)
Roteiro Rural “Caminhos da Roça” (SP)

Serviço:

www.turismo.gov.br

Comentários