Blog

Moradores de São Paulo pretendem viajar mais pelo Estado

Moradores de São Paulo pretendem viajar mais pelo Estado
Estudo do Ministério do Turismo mostra também que a maioria dos paulistanos pretende utilizar automóvel como meio de transporte

Os paulistanos valorizam o estado que vivem e pretendem conhecer cada vez mais cidades vizinhas nas próximas viagens. O Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo, revelou que 45,1% dos moradores da capital paulista vão viajar dentro do estado, um crescimento de 28,1% em relação a novembro de 2014. A conclusão é do, que avalia a intenção de viagem para os próximos seis meses.

Para viagens curtas, o meio de transporte escolhido foi o carro, com 46,8% das citações. Em comparação com o número registrado no mesmo período do ano interior, houve um crescimento de 50%.

Outro aspecto descoberto na pesquisa é que 11,2% dos moradores de São Paulo que desejam viajar nos próximos seis meses pretendem hospedar-se em residência própria – casas em outros municípios – na próxima viagem. Isso significa um aumento de 47,3% com relação ao mesmo período em 2014. Para 37,9% a estadia será em hotel/pousada, 36,2% casa de amigos e/ou parentes, 8,7% outros (Cama e Café, camping e albergues) e 6% residência alugada.

SONDAGEM NACIONAL – Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Serviço:

www.turismo.gov.br

Comentários