Blog

Ministério do Turismo lança Calendário Nacional de Eventos

Ministério do Turismo lança Calendário Nacional de Eventos
Além de movimentar a economia local, a ferramenta fornecerá subsídios aos turistas que desejam planejar as suas viagens com informações de qualidade e integradas sobre os eventos.

O Ministério do Turismo acaba de disponibilizar o Calendário Nacional de Eventos Turísticos. O objetivo é ajudar a divulgar os principais eventos turísticos do Brasil e servirá como uma importante fonte de informação para auxiliar o planejamento de viagens motivadas por eventos. Todo o conteúdo ficará disponível na internet, por meio do Portal do Turismo, e será constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros, além das secretarias estaduais e municipais de Turismo. O calendário 2016 continua aberto para contribuições de eventos que acontecerão até o final do ano.

A ideia é que tanto as secretarias quanto os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com informações. Deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas. Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e por categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica.

Para ter o seu evento disponível no Calendário Nacional de Eventos é necessário preencher o formulário que está disponível na página do Ministério. Todo o conteúdo passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser divulgado.

Segundo informações do Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo, 19 unidades da federação já registraram suas contribuições, totalizando cerca de 600 eventos turísticos cadastrados. A maioria dos eventos disponíveis no calendário deste ano são festas ou festivais, seguidos por feiras, exposições ou mostras. Os eventos estão organizados em categorias como artísticos, culturais e folclóricos e religiosos.

“A divulgação de eventos turísticos é fundamental para incentivar o fluxo turístico, principalmente, em períodos fora de temporada, pois frequentemente eles são uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros”, explica o diretor do Departamento de Marketing Nacional, Márcio Nascimento.

Saiba mais sobre como preencher o formulário. Acesse o Manual de Preenchimento – Calendário de Eventos (Download – PDF).

APOIO – O Ministério do Turismo apoia a realização de eventos. Para informações sobre os critérios para apoio, os gestores podem consultar a Portaria nº112 de 2013, que estabelece as regras e critérios para a transferência de recursos para programas da Pasta e também para a realização de eventos destinados ao fortalecimento das políticas públicas e ao desenvolvimento e à promoção do turismo interno.

Para ter acesso ao incentivo, os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital, direta ou indireta, bem como as entidades privadas sem fins lucrativos, devem estar cadastradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV).

Serviço:

www.turismo.gov.br

Comentários