Ao criar um site para que seus hóspedes conheçam o seu empreendimento, muitos fatores são levados em consideração como imagens de boa qualidade, conteúdo de fácil entendimento, informações básicas como o endereço e contato bem visuais.

As pessoas acessam o site, procuram saber de avaliações sobre o hotel, e por fim, efetuam a reserva pelo computador, tablet ou mesmo celular. Portanto, é necessário garantir que os hóspedes e futuros visitantes encontrem o seu site, e se sintam atraídos por eles, e isso é feito através de otimização, sendo que o SEO – Search Engine Optimization – é uma das possibilidades.

Trata-se de se tornar muito visível em sites de buscas, não limitando-se apenas ao Google. É possível trabalhar o site para obter visitas orgânicas através de palavras chave, conteúdo relevantes, imagens, vídeos e outro, isso faz com que o site aparece naturalmente nas buscas. Outra forma é através dos links patrocinados, onde paga-se para aparecer nas buscas.

Existem outras possibilidades para aparecer antes dos seus concorrentes, mas por enquanto ficaremos apenas com essa.

Qual é a importância disso para o meu hotel?

O primeiro contato que o hóspede tem com o seu hotel é com o seu site muitas vezes e mesmo que este encontre seu hotel em portais como Decolar ou Booking, eles, depois buscam o site do hotel para ver mais detalhes e então efetuar a reserva, e este precisa representar veridicamente o que é, os serviços que possui.
É muito importante que o seu site tenha tráfego de pessoas acessando para que gere reservas para o seu hotel.

Quais medidas imediatas posso tomar?

Umas das primeiras medidas a serem tomadas é a criação de um blog institucional, que esteja ligado ao seu site. O conteúdo deve ser referente ao seu serviço e podem ser utilizadas variações. O importante é que seja um conteúdo muito relevante e que atraia atenção, do contrário o trabalho é inútil, neste caso vale contratar uma agência especializada em desenvolver conteúdo ou um profissional com experiência.

Pense em como o seu cliente procuraria seu hotel em sites de buscas e passa a utilizar as palavras chave e as expressões que ele usaria, por exemplo, “hotel 3 estrelas em São Paulo”. A utilização de palavras chave faz com que sites de busca levem em consideração o seu conteúdo. O termo de busca ou palavra chave que decidir trabalhar precisa representar na integra o que a pessoa vai encontrar no seu site, pois os mecanismos de busca monitoram o comportamento da pessoa em seu site e saberá quando ela não encontrou o que procurava e, neste caso, irá punir colocando seu site em uma posição menos relevante e até mesmo não apresentando ele nas buscas depois de um tempo.

O conteúdo é imprescindível para fazer o seu site ser visível organicamente em sites de buscas. O conteúdo deve ser atraente, prender a atenção do leitor, e deve ser utilizado em parceria com as palavras chaves para que tenha efeito.

Divulgue o seu conteúdo em redes sociais e em outros sites que tenham bastante visibilidade. Isso também é uma forma de tornar o seu site relevante e cada vez mais visível. Pois o comportamento orgânico, ou seja livre de anúncios, (amigos compartilhando com amigos por exemplo) estes têm mais valor para os sites de busca.

Vale considerar que todo o material de seu site deve ser desenvolvido com o máximo de cuidado, estratégia e profissionalismo. Um programador por si não tem a capacidade de desenvolver o SEO, é necessário um profissional estratégico que tenha a visão do negócio e que saiba se comunicar. Jornalistas e principalmente os relações públicas são mais indicados para trabalhar junto com o programador do site. Afinal “ter relevância” requer um profundo conhecimento de seu público e grande poder de se comunicar e estas áreas possuem técnicas voltadas para isso.

As dicas são básicas, o SEO é um trabalho estratégico e que gera muito retorno com eficiência, pois os recursos são mínimos se comparados ao resultado que pode ser obtido. Compartilhe aqui sua opinião e suas experiências com o SEO ou dúvidas se pretende iniciar o trabalho neste sentido. Boa sorte!