Enquanto administradora hoteleira, a RGV preza por utilizar bons produtos, com excelente custo benefício. Isto inclui sites de reservas de hotéis confiáveis, ou OTA’s (tradução: agências de viagem online).

Para assegurar o melhor negócio para o seu hotel, é que você, hoteleiro necessita analisar todas as alternativas, pois nem sempre o que tem mais visibilidade é o melhor.

Neste ponto, iremos dividir os sites de reservas de hotéis confiáveis pois há diferenças.

  • Sites de reservas de hotéis confiáveis – nesta categoria entram sites como o Booking, Hotéis.com, Decolar e outros.
  • Motores de reservas – aquela interface que é inserida no site do seu hotel para concretizar as reservas.

Benefícios de sites de reservas de hotéis confiáveis para o consumidor

sites de reservas de hotéis confiáveis

Normalmente, tais sites atuam com uma tarifa um pouco mais baixa do que se o consumidor entrasse em contato diretamente com o hotel. Obviamente, pagar menos pelo mesmo serviço é um benefício incrível.

No site, o cliente consegue comparar melhor os preços, o que pode ser bom para uma análise sua sobre os concorrentes. As pessoas estão apenas buscando hotéis com os menores preços ou outros benefícios?

Vantagens para o hoteleiro

Apesar de dizer que o cliente adquire a diária a um valor um pouco mais baixo, em muitos casos, o hoteleiro ainda consegue ter vantagens, como:

  • Visibilidade de seu negócio – alguns portais ainda permitem a classificação do hotel, o que pode ser muito bom se você souber usar a seu favor.
  • Visitas ao seu próprio site – quem pesquisa por tarifas, quer saber com o hotel é de fato e acessa o site, verifica as fotos.
  • São sinalizadores – os números de reservas realizadas, os comentários postados em tais sites, a classificação dada. Tudo se torna um sinalizador da aprovação ou não da estratégia que seu hotel adotou.  

E os motores de reservas?

Funcionam de uma maneira diferente dos sites de reservas de hotéis confiáveis, no entanto, têm tão boa reputação quanto.

O motor de reserva pode ser utilizado a seu favor, através de uma estratégia clara onde o maior beneficiado são os clientes que acessam seu site diretamente. Veja abaixo:

  • Em seus cálculos, é possível atuar com uma tarifa mais baixa que a do site de reservas? Se sim, é uma oportunidade de aumentar as conversões para quem reservar diretamente.
  • Fácil gerenciamento.
  • Aumento de fluxo no site em decorrência da tarifa mais atrativa.

Em qual um hotel deve investir?

O motor de reservas não exclui o uso de OTA’s, muito pelo contrário. O interessante de tantos sites de reservas de hotéis confiáveis é poder criar uma estratégia única que beneficie seu hotel e, ao mesmo tempo, a pessoa que deseja se hospedar em seus apartamentos.

Como mencionado anteriormente, os sites de reservas podem ser úteis para mensurar a satisfação de seus clientes através da avaliação.

Você pode, e deve, utilizar técnicas de Revenue Management para gerenciar as tarifas de seu hotel, além de oferecer descontos maiores para quem reservar diretamente em seu site, ao invés dos sites de reservas.

O versículo bíblico “tudo é permitido, mas nem tudo convém” cabe muito bem aqui. Realize uma análise aprofundada sobre a estratégia utilizada para atrair mais hóspedes, ou se existe alguma. Aja com sabedoria e coragem, usando o que for convenitente ao seu negócio no momento e, com certeza, tudo irá fluir!