A administração hoteleira é um assunto recorrente neste blog já que contratar este tipo de serviço é algo que envolve uma série de variáveis antes da sua concretização.

Se você chegou até este artigo, está considerando a opção de entregar seu empreendimento nas mãos de uma nova administração hoteleira. Aqui, iremos lhe fornecer informações relevantes para ajudar em sua tomada de decisão.

O que a empresa de administração hoteleira faz?

administração hoteleira

A administradora, ao ser contratada, fica responsável por dirigir todo o empreendimento, como:

  • Contratação ou demissão de funcionários;
  • Elaboração de um plano de negócio integrado aos objetivos dos proprietários;
  • Gerenciamento dos recursos financeiros;
  • Controlar o desempenho do hotel ou pousada;
  • Manutenção do hotel.

Estes são apenas algumas das atribuições que uma empresa administradora de hotéis e pousadas pode ter no empreendimento que a contratar.

No entanto, o que se tem visto no mercado são empresas que não têm a experiência necessária neste setor, aplicando estratégias sem saber o que está fazendo realmente. Quem perde com isso é o próprio empreendimento e, muitas vezes, os hóspedes.

Como garantir a melhor gestão hoteleira?

O primeiro passo é entender que quando há um bom gerenciamento, há, por consequência, a plena satisfação do hóspede. E é isso que deve balizar a administração hoteleira de seu empreendimento.

Responda a estas perguntas de maneira honesta, certo?

Sobre os colaboradores: você acha que os colaboradores do hotel estão felizes trabalhando aí? O que poderia ser feito para melhorar a satisfação dos funcionários? Você conhece a rotina dos seus funcionários? Eles são capacitados a exercer a funções que aí executam? Se não, o que você poderia fazer sobre isso? Como eles atendem seus hóspedes?

Sobre a estadia do hóspede: quando um hóspede faz o check out, ele elogia a estadia? Você sabe quais são os pontos fortes do hotel que mais chamam a atenção do hóspede? E os pontos fracos que podem ser melhorados? Você quer realmente saber a opinião de quem se hospedou no seu empreendimento? Como pode usar isso a seu favor?

Sobre a estrutura (física e de serviços): Se você fosse o hóspede, gostaria de se hospedar no hotel? O que poderia ser modificado com poucos recursos que melhorasse exponencialmente a experiência do hóspede? Os amenities que utiliza são de boa qualidade? As roupas de cama e de banho são boas? A estrutura física do hotel corresponde a categoria em que está inserido?

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com administração hoteleira, correto? Tem tudo a ver. O bom gerenciamento dos recursos que se têm irá determinar o sucesso, ou não, do hotel. Contar com uma equipe feliz, é contar com uma equipe que trabalha melhor, que com certeza será a melhor publicidade para seu hotel, já que pode garantir que os quartos estão sempre limpos, que se usam produtos de qualidade para limpeza e nos conjuntos de amenities, por exemplo.

Você tem um planejamento de crescimento e expansão do hotel ou pousada? Ainda que não queria crescer, tem um plano de negócios?

Quando deixar outra empresa cuidar dos seus negócios?

pessoa analisando gráficos

Parece loucura contratar outra empresa para assumir um negócio que você idealizou, mas é preciso identificar se está feliz, ou não, com a situação em que se vive no momento. Ainda que não venda seu hotel para uma grande rede hoteleira, por que não contratar uma empresa terceirizada de administração hoteleira?

Uma empresa especializada pode trazer todos os resultados que você sempre imaginou porque já atua na área, tem experiência e métodos testados em diversos empreendimentos.  

No início deste artigo foram colocadas boa parte das atribuições que uma empresa profissional de administração de hotéis tem a capacidade de oferecer. Se você, empreendedor, dono de hotel ou pousada, parasse para analisar sobre todos os pontos mencionados, quantas é capaz de dizer que faz com sucesso? O intuito não é julgar, mas fazer com que você analise o todo e a complexidade que é um hotel e verifique se:

  1. Quer continuar administrando o hotel, mas, graças a este artigo, vê que pode melhorar muitos pontos;
  2. Quer continuar como dono, como mais um negócio, mas pensa em contratar ajudar especializada;
  3. Quer vender ou arrendar seu negócio.

Empreender é uma atividade que não se para de realizar. São 24 horas por dia pensando em possíveis estratégias para alavancar o negócio, quando as possibilidades e a energia se esgotam é o momento de pedir ajuda. E é para isso que a RGV Hotelaria está aqui. Conheça o portfólio de serviços, tire todas as suas dúvidas.