Não muito longe da cidade de São Paulo, existe um “mundo” crescente de serviços turísticos destinados às pessoas que querem ter mais contato com a natureza. Este contato com a natureza não precisa ser rústico, e muitas empresas já descobriram como aliar o clima bucólico do interior com o conforto de grandes hotéis.

Em grupos de mães, principalmente, se tornou comum pedir indicações de fazendinhas, resorts, pousadas, ou lugares tranquilos não muito longe da capital para passar o dia ou fim de semana com as crianças. Existe a necessidade de se divertir, mas se possível não pegar trânsito para tal, melhor.

O turismo rural pode estar, em alguns casos, ligados ao turismo de aventura. E o interior de São Paulo propicia os dois. O site Rotas de São Paulo elenca o que cidades do interior têm de mais bacana, promovendo o turismo nestes locais. Trazemos aqui algumas cidades bem próximas para passar um fim de semana.

Guararema – está a cerca de 80km da capital paulista. É uma cidade muito tranquila, com cafés e restaurantes a beira do rio Paraíba do Sul, passeio de trem, visita a Ilha Grande, dentre outras atrações. Faça um tour virtual pelos pontos turísticos da cidade.

Guararema - SP

Guararema – SP

 

Estância Turística de Brotas – esta cidade é muito conhecida como capital paulista do turismo de aventura oferece rafting, canionismo, bóia cross, arvorismo, entre muitas outras atividades. A cidade oferece muitas opções de hospedagem.

Areia que canta - Brotas - SP

Areia que canta – Brotas – SP

 

Cotia – distante 34km da capital paulista, a cidade de Cotia abriga o maior monastério budista da América Latina, o Tempo Zu Lai. Também há opções de mini-zoológicos ou “fazendinhas” que propiciam contato com animais.

Templo Zu Lai - Cotia - SP

Templo Zu Lai – Cotia – SP

 

Estância Turística de São José do Barreiro – a cidade incentiva o turismo e o envolvimento de moradores da área rural, comerciantes para que a cidade cresça junto. Na cidade há pesqueiros, artesanato local, trilhas, cachoeiras, doces, bebidas, turismo pelo Parque Nacional Serra da Bocaina, entre outros. Veja mais aqui.

Parque Nacional Serra da Bocaina - São João do Barreiro - SP

Parque Nacional Serra da Bocaina – São João do Barreiro – SP

 

Estância Turística de Ibiúna – a cidade tem grutas, trilhas, cachoeiras, a Prainha – 40km de extensão, aproximadamente, de água despoluída na junção dos rios Socoramirim e Sorocabuçu -, clube de campo, hotéis e pousadas. Fica a cerca de 72km da capital paulista.

Cachoeira Vargem do Salto - Ibiúna - SP

Cachoeira Vargem do Salto – Ibiúna – SP