Turismo de Negócios: Como se destacar
A cidade de São Paulo consegue abraçar diversos públicos que buscam diferentes tipos de turismo. Mas o que mais tem se sobressaído é o de Negócios. São Paulo possui muitas salas para eventos, e tem se tornado local favorito para a realização de feiras internacionais segundo SPTuris e Observatório do Turismo.

Na cidade de São Paulo, o turista encontra praticamente todos os serviços que precisa. De hotéis com diárias distintas a lojas de roupas de grife (ou não) para compor um look adequado para o evento de última hora, por exemplo.
O que é possível oferecer a este turista que busca qualidade, serviços diferenciados a um preço justo?
Faça o básico com maestria
“Meu hotel tem quartos econômicos e não oferecemos muitos serviços para não aumentar o custo da diária”. Ok!
Tenha o melhor atendimento da cidade de São Paulo, então!
Melhore tudo o que você já oferece sem gastar muito.
- Tenha em estoque extensões elétricas, benjamin (ou T) – muitas pessoas tem aparelhos eletrônicos que não se encaixam nas tomadas dos quartos.
- Wi-fi de qualidade e gratuito – Para os turistas que vem a cidade a negócios, chegar ao hotel depois de um dia de trabalho e conseguir responder mensagens e e-mails com rapidez é algo maravilhoso. É algo que não requer um gasto tão alto e que, ao fim das contas, se paga em pouco tempo.
- Atendimento – um bom atendimento por parte de toda a equipe (e não somente da recepção) pode fazer com seu hóspede retorne e indique o seu hotel.
- Limpeza – é sempre bom lembrar que limpeza é imprescindível.
- Alimentação – se o seu hotel possui um restaurante, procure oferecer refeições saudáveis e rápidas. Caso não tenha, disponibilize na recepção uma espécie de “cardápio” com as opções ao redor – isso pode até gerar parcerias com os comerciantes locais.
- Opções de transporte – mesmo caso da alimentação, disponibilizar opções para as pessoas que não conhecem o entorno e a cidade.
- Coleta Seletiva – fazer a coleta, bem como o descarte correto. O custo seria em lixeiras coloridas, pois a coleta seletiva já é feita pela prefeitura (no caso de São Paulo). Pesquise a prefeitura de sua cidade o faz.
Se possível, ofereça serviços como passar a roupa, engraxar sapatos, e outros. Cuide do seu hóspede.
Invista
Em tempos de crise é necessário investir para colher bons frutos no futuro. Claro, sempre dentro de suas possibilidades.
- Ofereça treinamento aos seus funcionários e acredite em seu potencial. Eles são a melhor propaganda gratuita quando estão motivados, mas se não estão, podem ser a sua ruína.
- Assinatura de jornais diários e revistas semanais é algo simples e bacana (e alguns são on line).
- Disponibilize espaços para pequenas e rápidas reuniões com café, água, internet e etc. Muitas vezes as pessoas se dirigem a cafés/ lanchonete próximos, para fazer reuniões. Ao investir nesse espaço, é possível aumentar um pouco seu ganho mensal. Por que não transferir essas reuniões para dentro do seu hotel?
- O que acha de disponibilizar panfletos físicos ou digitais com dicas de passeios/ pontos turísticos para pessoas que ficarão dias a mais ou passarão o fim de semana na cidade? Aqui em São Paulo a SPTuris já disponibiliza material, e a Secretaria de Turismo do Estado também.
Todas as sugestões acima requerem investimentos, e como dito anteriormente, se pagam rapidamente dependendo da oferta e procura, e do seu endereço. Investir é o melhor ataque para um momento de crise.
Comentários