Blog

Tendência 2015: A expectativa de mais visitantes estrangeiros

Tendência 2015: A expectativa de mais visitantes estrangeiros

O Brasil sempre foi um destino muito visitado por turistas estrangeiros, mas ganhou muita visibilidade com a Jornada Mundial da Juventude em 2013 que trouxe para o país muitos turistas em busca do turismo religioso para o Rio de Janeiro. Esse momento foi marcado por ser a primeira JMJ em que o Papa Francisco esteve desde que assumiu o mais alto cargo da Igreja Católica e por ser a primeira no Brasil.

Em 2014, o país recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Para esse evento, o país se preparou através de investimentos na hotelaria (construção e melhorias de UHs), no turismo (placas de sinalização em mais de uma língua, policiais treinados entre outras melhorias). Muitos profissionais da área de hotelaria e mesmo na área de serviços, tais como taxistas, motoristas, camareiras, recepcionistas, etc., se empenharam em aprender inglês para atender melhor aos turistas. Todos esses investimentos e incentivos foram constantemente noticiados pelo Ministério do Turismo.

Ainda segundo o Ministério do Turismo, os turistas estrangeiros injetaram em nossa economia em março deste ano US$ 548 milhões. No mesmo período, em 2014, foi adicionada à economia brasileira US$ 535 milhões. Especialistas dizem que o aumento de gastos no país se deve a grande visibilidade trazida pelos grandes eventos que o país sediou e ainda sediará, no caso das Olimpíadas Rio 2016, ao período com muitos feriados.

O crescimento de turistas estrangeiros no país ainda é visto com cautela pois em 2014 houve a Copa do Mundo, o que aumento esse número no início do ano. Em 2015, o valor em que o dólar é cotado é um algo a ser considerado ao analisar a quantidade de turistas estrangeiros no Brasil.

Segundo estudo do Ministério do Turismo, os destinos mais procurados por estrangeiros que viajam a lazer são Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo e Búzios (RJ).

Comentários