Blog

Conheça o Turismo Colaborativo

Conheça o Turismo Colaborativo

A cada ano novas tendências são lançadas, outras desaparecem, e outras tendências que já cresciam têm grande visibilidade. Uma das tendências que parecem não sumir tão cedo e crescer cada vez mais é o turismo colaborativo.

Trata-se de “fugir” do turismo tradicional, onde há um roteiro pré-estabelecido, tempo determinado para conhecer os lugares. Esse tipo de turismo muitas vezes não é suficiente para as pessoas que querem conhecer mais dos lugares, ter outras experiências mais intensas e conhecer lugares que apenas os moradores da cidade em si sabem onde fica.

Este tipo de turismo pode ajudar o viajante a economizar, ou mesmo a visitar locais em que o custo X benefício compensem o valor pago. A ideia principal do turismo colaborativo é proporcionar experiências que uma viagem “tradicional” não poderia, além de trazer muito mais da cultura local.

Como é

Atualmente existem sites que possibilitam a troca de informações entre o viajante e as pessoas que moram na cidade – destino. No destino, a ideia é que o turista seja apresentado a roteiros mais abrangentes, para além dos pontos turísticos tradicionais. Roteiros que são possibilitados por moradores da cidade.

As pessoas se inscrevem, e trocam informações, e o viajante marca o encontro para visitar a cidade escolhida. É comum o viajante se hospedar na casa de amigos, ou alugar um quarto em uma residência de família, depois rachar o combustível com algum desconhecido. Tudo isso é combinado anteriormente!

O turismo colaborativo vai de encontro ao consumo colaborativo onde todas as pessoas são consumidoras e ao mesmo tempo são fornecedores de algo. E a internet, através de sites específicos e redes sociais, une essas pessoas que têm interesses comuns para complementar e realizar seus sonhos.

Comentários