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Como sair da crise mais rápido do que você pensa

Como sair da crise mais rápido do que você pensa

Que a crise está aí, todo mundo sabe apesar de alguns que controlam pouco, fingirem ou desconhecerem por má gestão os sintomas em seus empreendimentos.

Podem ter certeza também que a crise não tem respeitado segmentos – hotéis de luxo, resorts, pousadas ou hostels, restautaurantes refinados, a kilo, fast-foods ou até os moderninhos truck-foods ou regiões – tenho andado por quatro, cinco estados por mês e por onde ando a crise mostra suas garras, independente de padrão econômico ou sócio-cultural.

Dois dos mais frequentes sintomas da crise em um empreendimento são a perda da confiança do empreendedor e gestor em seu negócio e o congelamento de idéias e ações, o que jamais pode acontecer ainda mais se forem negócios que tiveram sucesso recente ou histórico, premiações, boas avaliações de hóspedes, clientes e crítica, dentre outros.

A seguir apresento um grupo de ações que sugiro sejam mantidas de forma que ou os sintomas da crise sejam menos sentidos e/ou que sejam os primeiros negócios a sair desta situação assim que ela arrefecer. São eles:

1. Empodere seus colaboradores – principalmente os da linha de frente – recepcionistas, atendentes de reserva, garçons, barmen – permita que eles tenham autonomia, concedam descontos, personalizem produtos e serviços, flexibilizem pagamentos, etc.- eles atendem muito mais que você, sendo assim dê esta autonomia e é claro controle para que não surjam ações não autorizadas;

2. Observe seus equipamentos, utensílios, instalações – não deixe de fazer manutenção… como estão suas camas, sua internet, TVs, móveis, seus utensílios de serviço de café da manhã ? se pensava em um forno combinado, novos talheres, ou um equipamento para lavar pisos ou cortinas a hora é essa – a crise não é só no turismo – o varejo também está e sobretudo ávido e predisposto a fazer boas negociações de venda de móveis, equipamentos e utensílios;

3. Reveja suas tarifas e preços – o mercado está altamente orientado a gestão por resultados (revenue management), na hotelaria os produtos são altamente perecíveis e na gastronomia apesar de pouco menos também o são, sendo assim esqueça aquela coisa do “meu preço é este” …seu preço deve ser o preço que o cliente quer pagar e pode pagar e para isso monitore perfil de consumo e preços dos concorrentes – você não deve precificar seus produtos e serviços simplesmente copiando o concorrente como muitos fazem mas também não fique alheio ao que o mercado está fazendo;

4. Fale aos 4 ventos que seus produtos e serviços são diferenciados e tem ótimos preços, mas fale alto, para o máximo de pessoas do seu nicho (sim…segmentação é muito necessária).
Melhore seu posicionamento nos sites de busca, utilize melhor sua página no Facebook com postagens mais “agressivas”, coloque boas fotos no Instagram, crie um vídeo para o Youtube, cadastre grupos de clientes através de celulares no Whatsapp, atualize sua página na internet com frequência, cadastre e-mails e faça ações de e-mail marketing – nunca a frase do quem não é visto não é lembrado teve tanta importância…ainda tem muita gente que precisa se hospedar e fazer refeições fora de casa e eles vão lembrar quem se comunica melhor;

5. Por último e o mais importante nestas 5 ações…não descuide dos serviços – ouça mais seu cliente, peça a eles avaliações, responda diretamente ou via mecanismos como trip advisor, facebook, dentre outros.
Um dos muitos outros sintomas que tenho observado é a economia em serviços que tem acontecido. Hora do check in, check out, café da manhã, almoço e jantar nos restaurantes o dono ou gerente tem que estar supervisionando e atendendo sempre com muito planejamento de pessoal, estoque e processos – são nestas horas que os problemas maiores acontecem e vc não pode estar escondido na sua sala fazendo contas ou brigando com fornecedores – isto também é importante obviamente mas em outros horários.

Cadastre as preferências dos hóspedes e clientes e na próxima estada ou refeição mostre que se lembra destas opções que ele costuma fazer no seu empreendimento (CRM – existem no blog artigos a respeito)- faça-o se se sentir o “cara” mais importante do mundo…até porque ele é.

Sucesso sempre,

Boa semana,

Eduardo Faraco

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