A tecnologia possibilitou que, com poucos toques em algum smartphone, tablet ou tecnologia móvel, muitas coisas fossem feitas, e essas possibilidades chegaram à hotelaria nacional. Pedir comida em casa, por exemplo, pode ser feita através de um aplicativo no celular onde estão disponíveis diversos restaurantes com as comidas regionais que o cliente quiser e imaginar.
Em um ritmo não muito rápido, o uso de tecnologias digitais em favor da hotelaria está se tornando muito freqüente, mas ainda parece existir algumas resistências. Em 2015 ainda encontramos hoteleiros resistentes a desenvolver um site bacana, com fotos atuais dos ambientes de seu estabelecimento por não verem o real valor para sua empresa. Ora, hoje sabemos que mais vale uma imagem que um texto explicando como o hotel é bonito e bem estruturado.
Para os empreendimentos que já superaram o desenvolvimento de site e o utilizam efetivamente como forma de manter contato com seu público alvo, cabe integrar todas as plataformas digitais possíveis para que o hóspede encontre todas as informações que precisar sobre seu hotel. Hoje, há muitas possibilidades a serem exploradas por hotéis como fazer o check-in do hotel via celular, facilitando muito para ambos, hotel e hóspede, principalmente em economia de tempo.
Hotéis no mundo já disponibilizam ao hóspede a programação local para feriados, restaurantes, bares, enfim, tudo o que possa interessar para tornar a estadia em uma experiência muito agradável ou que supere quaisquer expectativas. No Brasil, algumas redes hoteleiras disponibilizam pressreader para que o hóspede possa acessar de seus dispositivos jornais e revistas do dia.
A tendência de 2015 é que mais e mais aplicativos surjam para facilitar e dar mais autonomia aos hóspedes. O Brasil é o quinto país do mundo com mais pessoas utilizando smartphone. Até o fim de setembro de 2014 eram 89,5 milhões de unidades segundo pesquisa da GSM Association (GSMA) sobre a América Latina.
Também segundo a pesquisa supracitada, até 2020 os celulares com 3G e 4G alcançarão 80% dos aparelhos da América Latina, representando assim a vontade das pessoas de acessar internet o tempo todo em todo lugar.
Melhorar procedimentos antigos e antiquados, e torná-los processos fáceis e rápidos é uma das soluções trazidas pelas tecnologias atuais. Somar estas tecnologias modernas aos procedimentos do hotel podem ser o diferencial entre você e o seu concorrente. A aproximação com os hóspedes sempre serve de baliza para saber se os investimentos estão surtindo o resultado esperado, e principalmente se a imagem do seu hotel é boa perante os seus públicos.
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