Quando falamos sobre excelência no atendimento hoteleiro, geralmente, o primeiro pensamento que vem à cabeça é sobre como os clientes se sentirão no hotel. Mas é importante dizer que a excelência no atendimento hoteleiro é um conjunto entre: treinamento e valorização do colaborador, condições do ambiente para desenvolver o trabalho proposto e, finalmente, proporcionar ao cliente uma confortável estadia.

Os colaboradores são parte essencial do serviço oferecido, responsáveis por todo o funcionamento, desde a recepção até a limpeza.

Conhecendo a fundo essas questões e as colocando como prioridade para alcançar a excelência no atendimento hoteleiro, está definido o ponto de partida. É hora de colocar a mão na massa!

Não deixe as mudanças para amanhã!

excelência no atendimento hoteleiro

Proatividade é uma das palavras-chave ao oferecer hospitalidade e, para que as situações não previstas, juntamente com a rotina do dia a dia sejam sempre resolvidas da melhor maneira e sem causar transtornos difíceis de contornar, é necessário iniciativa, dinamismo e metodologia.

Mudando a situação e demonstrando habilidade, será possível, mesmo que exista um problema, não deixar que ele seja um ponto negativo na visão do hóspede. O que será lembrado é: foi apenas um dia atípico que não impactou na minha estadia.

Demonstrando profissionalismo e capacidade para lidar com os mais diversos empecilhos, os clientes se sentirão confortáveis e saberão que terão o suporte necessário para o que for. Mas para que isso funcione, algumas etapas precisam ser observadas e, efetivamente, realizadas.

Etapas para garantir a excelência no atendimento hoteleiro

  • Tenha claro o que deseja oferecer aos clientes e seja honesto com os clientes em relação à capacidade do negócio;
  • Ao realizar a seleção de seus futuros colaboradores, saiba claramente o tipo de perfil necessário para cada função;
  • Esteja sempre atento a motivação dos colaboradores, dinheiro é importante, mas é um incentivo passageiro;
  • Tenha rotina para reuniões no qual os colaboradores possam dar sugestões, falar como se sentem no ambiente;
  • Saiba ouvir propostas das pessoas que trabalham para você, são elas que estão ali todos os dias e tem noção real do que é preciso melhorar;
  • Promova atividades de integração e treinamentos para que os colaboradores saibam como agir nas diversas situações;
  • Observe. Como líder, não pense apenas em delegar funções, tenha uma comunicação aberta e entenda as motivações individuais, pergunte aos colaboradores.

É importante que você entenda que o cliente estar apenas satisfeito não é suficiente, ele precisa estar deslumbrado a ponto de indicar a outros amigos e contar ao máximo possível de pessoas como foi incrível estar hospedado em seu hotel.

O atendimento diferenciado e atencioso é uma parte importante para que outros clientes tenham preferência ao seu hotel e isso acontece quando a equipe gosta do que faz e quer estar ali para dar o seu melhor.

Busque constante renovação para garantir excelência no atendimento hoteleiro

Os gostos e vontades de uma pessoa mudam constantemente, por esta razão é imprescindível buscar novos conhecimentos, novas formas de agradar os hóspedes.

Há muitos cursos voltados para a hotelaria que agregam muita bagagem e abrem a sua mente para muitas situações que encontra ou encontrará no hotel, no entanto, buscar por cursos em outras áreas pede ser extremamente enriquecedor.