Blog

Quatro Ações para Aprimorar seu Foco

Quatro Ações para Aprimorar seu Foco

Outro dia postei no Facebook algo a respeito de Foco….postei de maneira despretensiosa e para minha surpresa um monte de gente curtiu, comentou, encaminhou, etc., o que me motivou a escrever um pouco a respeito.

Fico impressionado com a quantidade de empresários e gestores que observo, com os quais converso em eventos e em palestras que ministro, e principalmente na fase inicial da consultorias que tem as melhores intenções de criar, inovar, desenvolver novos serviços e produtos, qualificar sua operação e gestão, mas fazem isto sem qualquer organização, método, cronograma, priorizações, etc.

Claro que muitas vezes neste caso entra a importância da consultoria, para entre outras coisas sistematizar todos estes planos em algo estratégico, lógico, que respeite sazonalidade, fluxo de caixa, necessidades do empreendimento e de clientes e hóspedes dentre outros aspectos fundamentais para que ações sejam focadas e os resultados atingidos.

Brevemente coloco abaixo um conjunto de 4 sugestões que podem lhe ajudar nesta busca de foco e efetivação de ações:

Brainstorm – chame amigos, concorrentes, fornecedores, lideranças e faça uma discussão ampla, irrestrita sobre tudo o que poderá fazer em seu empreendimento em termos de qualificações, benfeitorias, aprimoramento de serviços, gestão, etc.. Não se preocupe neste momento em organizar as idéias, apenas colocá-las no papel. Após a reunião sim, organize o que foi sugerido por tópicos – apartamentos, alimentos e bebidas, operação, gestão, etc. de forma que facilite a execução das próximas etapas.

Plano de Ações: Organize as propostas anteriores. Utilize um método. Tenho procurado adotar um chamado 5w2H em processos de planejamento estratégico, que basicamente responde de forma rápida e objetiva 7 perguntas e a partir delas você terá condições suficientes de priorizar o que pretende fazer em cada ação. São elas:

What – o que será feito (qual ação a ser adotada)
Why – porque será feito (justificativa)
Where – onde será feito (local)
When – quando será feito (data de início e término)
Who – por quem será feito (responsabilidade)
How – como será feito (método)
How Much – quanto custará para ser feito (custos e despesas de implantação e operação ou gestão e retorno do investimento)

Existem na internet dezenas de modelos de planilhas facilitam a elaboração destes planos – caso não encontrem me mandem um e-mail que encaminho.

Priorização: A partir do momento em que tiver todas as ações individualmente organizadas em planos de ações, priorize, em função do orçamento disponível, da urgência em realização em função de riscos ou demandas de hóspedes e clientes, necessidade de modernização, adequação à leis, qualificação de serviços, etc, etc.
Priorize em curto, médio e longo prazo.
Que tempos são estes ?? Você é quem vai determinar, de acordo com a sua situação e interesse em que esta realidade se modifique em função destas ações implementadas.

Ação: Arregace as mangas, e faça acontecer. Se os planos de ação forem realistas, com boas informações, os recursos existirem ou estiverem disponíveis e você ter plena consciência do retorno que aqueles investimentos irão impactar o seu empreendimento cabe a você colocá-los em prática.

Sucesso!

administradora-hoteleira-acoes-para-foco-eduardo-faraco

Comentários