Blog

Os ar condicionados mais eficientes para hotéis para economizar na conta de energia

Os ar condicionados mais eficientes para hotéis para economizar na conta de energia

Economizar com eficiência é o desejo de todas as empresas. Isso não é diferente com hotéis. Para reduzir custo e aumentar os lucros há muitas estratégias envolvidas e entre essas está, a implantação de sistema de ar condicionado que gaste menos energia, mas sem perder a qualidade do serviço.

Nenhum empresário do ramo hoteleiro quer prejudicar o seu negócio, oferecendo ambientes desconfortáveis e insuportavelmente quente. Considerada a vilã de empresas de diferentes ramos, os gastos com energia elétrica precisam ser repensados e bem administrados e o ar condicionado pode ser um grande aliado.

Não acredita? Então, leia esse artigo até o final para conhecer os sistemas de refrigeração que vão te ajudar a economizar em seu hotel.

Conselho de especialista

Antes de falarmos sobre cada sistema de ar condicionado, leia a opinião de quem entende do assunto.

Daniel Rocha, diretor da Summer Cool Facilities:

Acredito que o sistema ideal e eficiente para hotéis são os sistemas VRF/VRV. O aparelho consegue atender até 64 evaporadoras individuais (podendo ser 01 por quarto) com apenas um conjunto de condensadores (máximo 03). Este sistema comparado com o sistema convencional, se mostra cerca de 40% mais econômico que os splits convencionais e sua aplicação resulta em ganho de espaço físico, uma vez que 03 condensadores podem ser responsáveis por atender 64 evaporadoras.

A Summer Cool Facilities é uma das melhores empresas de instalação, manutenção e venda de ar condicionado. Agora que você já conhece a opinião de um especialista no assunto, vamos conhecer o sistema VRF e outros que podem te oferecer eficiência energética.

Conheça os melhores aparelhos de ar condicionado

Mesmo com a criação de dois milhões de empregos diretos e indiretos e representando 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas com uma economia sempre em queda é necessário planejamento estratégico para que os hotéis continuem lucrando.

Para adotar boas práticas é imprescindível conhecer os equipamentos que mais consomem energia no hotel. Quando o assunto é ar condicionado, o importante é escolher sistemas inteligentes.

Veja quais:

  • Sistema VRF: O fluxo de gás refrigerante variável (VRF/VRV) é um equipamento de climatização de ambientes, que utiliza uma unidade condensadora externa. A condensadora se liga a diversas outras evaporadoras internas, que podem ser instaladas e diferentes cômodos. Ao ser instalado nos quartos, cada hóspede pode programar a temperatura da forma que preferir. Esse é o melhor sistema para economizar a energia. Outros sistemas não são recomendados pois não permitem a redução dos gastos.

Entre os sistemas ineficientes para hotéis, estão:

  • Central dutado: Refrigera mais de um ambiente ao mesmo tempo e não permite o controle de temperatura individualmente. Recomendamos seu uso para locais onde deve-se manter a mesma temperatura em todos os ambientes, como bancos, shoppings centros comerciais e templos religiosos.
  • Piso teto: Trata-se de um equipamento de aplicação em áreas comerciais, como restaurantes e salões.

Além do VRF, outro sistema viável para os hotéis é:

Imagem – Summer Cool Facilities
  • Chiller Parafuso Inverter da Daikin: Sua eficiência e economia de energia estão à frente dos concorrentes. De acordo com Daniel Rocha, diretor da Summer Cool Facilities, o investimento nesta linha de equipamento é extremamente alto e em conjunto com sua aplicação, deve ser considerado bombas com inversor de frequência, válvulas de 03 vias com by-pass automático e mão de obra qualificada para manter e operar sem causar danos ao sistema.

Apesar de possibilitar economia energética, o Chiller sai caro no investimento. Por isso, se a ideia é economizar em tudo, o melhor investimento é O VRF.

Vantagens do sistema VRF/VRV

  • Opera vários equipamentos ao mesmo tempo;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Oferece conforto térmico;
  • Detecta falhas no funcionamento, devido ao seu sistema inteligente;
  • Caso necessite, o técnico pode ter acesso remoto ao sistema por seu sistema de automação. Isso facilita a manutenção e os reparos;
  • É possível instalar 60 unidades internas;
  • Instalação sem necessidade de dutos. Isso é possível porque a conexão das unidades evaporadoras com a condensadora se dá por tubos de cobres e ramificações;
  • Outra vantagem do sistema é que ele possibilita a instalação em longas distâncias com até mil metros de tubulação;
  • A temperatura pode ser controlada individualmente.

Fatores observados

Se o seu hotel é pequeno e ainda não pode instalar o sistema VRF, te daremos mais dicas para economizar. O primeiro fator que se deve observar são os modelos disponíveis. Comprar equipamentos com funções de economia de energia é uma das opções.

Dentre as funções estão:

  • Sleep(dormir): Reduz a atividade de funcionamento do ar condicionado durante a noite. O objetivo é manter uma temperatura agradável no ambiente durante as horas de sono. É uma das maneiras de reduzir os gastos com energia, porque não trabalha na capacidade máxima.
  • Função energia: Serve para controlar a capacidade do compressor em 50 ou 75%. Esse controle ajuda na economia energética de forma confortável.
  • Timer: Essa função ajuda a ligar e desligar o ar condicionado em horários programados, evitando que fique o tempo todo ligado e evitando contas de energia altas.
  • Modo Conforto: O objetivo é deixar o ambiente agradável, como ocorre com a função sleep. Assim, é possível evitar desperdícios energético.
  • Também fique atento aos aparelhos com selo Procel A. Isso significa economia energética.
  • Dar prioridade a tecnologias inverter ou dual inverter também é uma boa solução.
  • É interessante também conhecer e utilizar a calculadora de BTUs. Por meio dela, é possível comprar o ar condicionado com a capacidade certa.

Tarefa difícil

Economizar na conta de energia não é fácil para o segmento hoteleiro, mas o setor vem utilizando a tecnologia para reduzir os custos. Na maior parte dos hotéis, os gastos com energia estão entre os principais problemas orçamentários.

Investir em um sistema de ar condicionado eficiente ajuda a reduzir esses gastos significativamente.

Além do investimento em sistema de refrigeração inteligente, os hotéis também podem adotar outras medidas com o objetivo de economizar sem perder a qualidade nos serviços prestados. Muitas medidas são simples como substituição de lâmpadas, troca de aquecedores e instalação de sistema que visem a redução energética.

Comentários