Blog

Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo

Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo

Ao entrarmos em algum hotel clássico, seja em qualquer cidade do mundo, não pensamos imediatamente na história do lugar, os obstáculos ou até as facilidades que a sua construção possa ter tido. Normalmente, o que chama a atenção é a beleza da arquitetura que foi mantida e que convive harmoniosamente com novas tecnologias em geral, outras vezes, o que resta são ruínas e descuido com um passado ainda recente.

O Livro Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 anos de história conta como tudo teve início em São Paulo. Nos primeiros anos do século XIX, São Paulo não tinha hotéis, mas apenas 2 restaurantes para servir os viajantes que visitavam a cidade.

O autor do livro, Caio Calfat, buscou e escreveu a história da hotelaria em São Paulo e o desenvolvimento urbano no decorrer dos anos. São 150 anos dos mais importantes acontecimentos contados em 128 páginas. O livro é resultado de pesquisa aprofundada e também de entrevistas com especialistas do setor como Chieko Aoki, CEO da rede Blue Tree Hotels.

Toda a história contada neste livro vai além de uma simples narração de acontecimentos, apresenta as mudanças da nossa sociedade que resultaram no aprimoramento de empreendimentos hoteleiros e expansão urbana. Também é detalhado no livro como a hotelaria de São Paulo não acompanhou a expansão urbana.

O livro foi lançado há pouco mais de um ano e é um ótimo início para quem quer conhecer mais sobre o surgimento e desenvolvimento da hotelaria em São Paulo. Caio Calfat ministra palestras sobre o livro e visita a lugares icônicos, boa parte no centro da cidade de São Paulo, todos relatados em seu livro.

Confira mais detalhes sobre o livro aqui.

Comentários