Blog

Custos de um hotel: gestão especializada resolve

Custos de um hotel: gestão especializada resolve

Assim como todo empreendimento, a gestão dos custos de um hotelenvolve a necessidade do conhecimento da área de finanças, além de um bom relacionamento comercial.

É necessário também que o gestor tenha experiência em organizar finanças específicas de hotéis e pousadas, sendo assim, para garantir uma boa administração da rede hoteleira é preciso identificar quais são os principais custos de um hotel, bem como as opções viáveis para reduzí-los e economizar sem que se comprometa a qualidade do serviço e os lucros do negócio.

Dentre os principais custos de um hotel estão elencados alguns considerados os mais relevantes para que seja feito um bom planejamento e gerenciamento, sendo indispensável tomar conhecimento de sua importância. E também existem custos secundários que causam menos dor de cabeça e impacto financeiro, mas que são absolutamente importantes, pois todos os custos de um hotel devem ser analisados pela gestão.

O verdadeiro sucesso de um negócio dependerá especificamente da qualidade do gerenciamento, por isso, é comum hoje em dia que muitos empreendedores estejam buscando formas alternativas de gestão especializada, através da contratação de uma empresa que realize tais serviços de forma prática, eficaz e totalmente profissional.

Conhecendo os principais custos de hotéis e a importância da gestão responsável

Um dos maiores custos de um hotel, independe do porte ou categoria da rede hoteleira, e é o investimento nos colaboradores e equipe, o que representa um impacto significativo no total dos custos.

Para definir com certeza o custo com colaboradores, é necessário ir a fundo e buscar informações sobre CMV – Custo da Mercadoria Vendida. No caso de um hotel, a mercadoria é a hospedagem, ou a locação de apartamentos por um prazo, normalmente curto, definido.

Quando o CMV é utilizado nos cálculos (ele considera todos os custos antes de precificar um produto ou serviço), é possível ver que o ideal é manter estes custos entre 30 e 35% do total de gastos.

Custos de um hotel: equipe

Em se tratando de pessoal, existe uma quantidade de valores importantes envolvidos no processo de contratação, por exemplo, onde a carga tributária é alta, além dos encargos sociais, faz com que essa etapa seja um dos maiores desafios para a gestão dos custos de um hotel.

Ainda a respeito dessa questão de custos com colaboradores, algumas alternativas podem se tornar uma solução bastante econômica em longo prazo. Nas categorias de limpeza ou almoxarifado, por exemplo, existe a opção de terceirização de serviços, mas ainda assim, é necessário calcular o custo/ benefício minuciosamente para tomar a melhor decisão para o desenvolvimento do negócio.

Complementando essas considerações, é importante destacar a eficiência de uma equipe bem integrada, pois é comprovado que a produtividade de trabalhadores satisfeitos é superior a de uma equipe desinteressada e desmotivada, até mesmo devido aos riscos de demissão, que podem chegar a atingir gastos de até R$900 bilhões por ano. Por essa razão, um sistema eficiente conta com uma boa administração e motivação de funcionários, trazendo lucros através do desenvolvimento profissional de cada colaborador.

Um outro meio de reduzir custos de um hotel em relação ao corpo de funcionários é a prática de treinamento de funções, que representa um modo de capacitação profissional para os colaboradores para melhor desenvolvimento.

Em relação ao serviço de quarto, a implementação de uma lista de tarefas concisas e que sejam suficientes para manter o quarto em ordem ajuda a promover eficiência nos processos e evita o desperdício de tempo nas funções. Isso também possibilita a contratação de uma equipe menor, porém muito mais prática e eficiente, já que na gestão de um hotel o serviço de quarto pode compor cerca de 61,7% dos gastos, um dos maiores custos do total.

Comunicação e Marketing

custos de um hotel

Os gastos com marketing também representam um peso considerável nos custos de um hotel, e por se tratar de um investimento é necessário que haja empenho em promover o status do hotel para assim receber o retorno esperado em clientela e lucro.

As estratégias de marketing variam de acordo com a categoria de cada negócio, podendo ser muito bem elaboradas e certeiras, além de trazer muito retorno, mas isso dependerá da possibilidade de investimento do empreendedor e do time que executará. A promoção do negócio é imprescindível para todo empresário que deseja sucesso e ascensão, porém até mesmo as estratégias mais simples sempre representam uma parcela grande nos gastos.

O melhor a fazer em situações em que o objetivo é investir em marketing de forma precisa é consultar uma empresa especialista em gestão de hotéis, que poderá calcular o quanto de investimento é necessário para gerar hóspedes interessados, somando o valor dos investimentos em marketing e dividindo pelo número de clientes já conquistados num determinado período. Assim é possível definir e controlar melhor os custos de um hotel com este serviço, e reformular ou parar as estratégias que não estejam oferecendo o retorno esperado e gerando gastos dispensáveis no fim das contas.

As alternativas diversificadas também garantem um melhor posicionamento em relação a divulgação para que se possa analisar a forma que mais corresponde aos lucros e gera maior promoção. Um bom exemplo é ocupar variados espaços, como:

  • redes sociais variadas;
  • agências de viagem;
  • envio de e-mail mkt;
  • divulgação impressa;
  • assessoria de imprensa;
  • outros.

São ótimas alternativas para propagação dos serviços do hotel, mas claro, a eficácia depende de saber onde seu público está.

A melhor gestão especialista nos custos de um hotel

A RGV Hotelaria oferece um serviço de gestão totalmente focada em administrar os custos de um hotel de acordo com as necessidades apresentadas.

Após uma análise bastante aprofundada da situação, os profissionais se dedicam a elaborar estratégias técnicas que visam a melhoria total dos pontos fracos do negócio. Nos casos em que o foco do cliente seja o marketing e a promoção do hotel ou pousada, a RGV Hotelaria se propõe a analisar a melhor alternativa para a geração de lucro, elevando o status do empreendimento e trazendo o retorno tão esperado pelo empresário.

Comentários