Em todo o negócio, independente da área em que esteja inserido, saber como diminuir custos torna-se o calcanhar de Aquiles.
É complicado imaginar a redução de custos sem afetar diretamente a qualidade do produto ou do serviço.
Se opta por reduzir o número de funcionários, os outros colaboradores poderão ficar sobrecarregados e começar a falhar em suas atribuições. Não se pode sacrificar atendimento ao cliente, muito menos seus colaboradores, mas claro, há inúmeras variáveis a serem analisadas antes de tomar qualquer decisão.
O intuito deste artigo é apresentar uma luz sobre como diminuir custos em seu hotel ou pousada através de uma gestão inteligente.
O relatório Hotelaria em números – Brasil 2018, emitido pela JLL apontou que no Brasil cerca de 56,8% dos hotéis são independentes, ou seja, não fazem parte de uma rede ou grande grupo.
Muitos destes hotéis são familiares, que passam de pais para filhos, ou mesmo são herdados. Nem sempre que os herda tem o conhecimento para administrar o empreendimento. E a primeira dica para estes casos é buscar por uma empresa administradora. Apesar do investimento em uma empresa terceirizada, economiza-se com a otimização da renda e gestão assertiva do negócio.
Outras dicas simples sobre como diminuir custos é olhar minuciosamente para todas as contas do hotel para descobrir o que pode ser melhorado. A gestão de pessoal, neste caso, é uma das últimas etapas a serem verificadas.
A manutenção, em muitos casos, pode ser a solução para diminuição de custos, veja:
Repense seus fornecedores, não tenha medo de mexer nas coisas. Time que está ganhando se mexe, sim, quando é possível melhorar, ou seja, economizar sem abrir mão de qualidade.
A terceirização de algumas áreas é uma alternativa econômica que tem se tornado recorrente em como diminuir custos de um hotel ou pousada.
Conheça os serviços da RGV Hotelaria
Apesar de todas as dicas aqui dispostas, nada, nada mesmo pode substituir a efetividade que um planejamento minucioso pode trazer ao empreendimento.
Saber épocas de alta, mas se organizar para atrair hóspedes quando é baixa temporada, horários com maior fluxo de hóspedes, ter um organograma com todos os cargos.
Defina as atribuições e deixe claro a todos.
Você já experimentou algumas destas sugestões? Conte sua experiência sobre como diminuir custos nos comentários!
Comentários