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10 formas de reduzir custos em seu hotel

 

como reduzir custos em hotel

Um dos problemas mais frequentes nas consultorias que realizamos é quando diagnosticamos empreendimentos administrativamente e operacionalmente “pesados” – pagando preços de insumos acima do mercado, com equipes maiores que sua real necessidade operacional e administrativa, sem controle de estoques, sem procedimentos padrão, etc. e sobretudo gestores e empreendedores sem criatividade e iniciativa para reduzir custos.

Sugiro aqui um grupo de 10 estratégias que irão permitir tornar seu empreendimento mais “enxuto”, lhe trazendo maior rentabilidade e permitindo um gerenciamento mais efetivo.

1 – Defina seu organograma, descreva os cargos e defina procedimentos padrão – com isto você poderá analisar se realmente precisa do número de camareiras atualmente trabalhando, ou do número de recepcionistas por turno – agregado a isso os procedimentos vão definir um padrão para seu empreendimento e não permitir que cada colaborador do seu jeito – supervisão é fundamental o tempo todo – motive, faça reuniões, avalie o desempenho e dê feed-back…reduzir a rotatividade pode ser um importante redutor de custos e de retrabalho para você.
2 – Não se contente, simplesmente porque o fornecedor de hortifrútis ou laticínios lhe entrega pontualmente todas as semanas ou lhe atende sempre que você liga – claro que você pode estar em uma localização remota e que recebe poucos fornecedores, se não for o caso, como realmente não é em muitos destinos, pesquise, negocie, pense em compras coletivas com outros empreendimentos, participe de feiras do setor e o resultado pode ser bastante vantajoso;
3 – Você tem poucos funcionários, um empreendimento ainda muito sazonal, está enquadrado no simples, porque pagar um contador (sei que muitos não vão gostar) ? pode parecer estranho, mas existem programas baratos e de fácil manuseio que podem permitir que facilmente você gerencie suas questões tributárias, de folha de pagamento, licenças e taxas periódicas com uma economia substancial;
4 – Você retira pró-labore ? Ele é fixo, oscila por período do ano ou a retirada acontece de acordo com a rentabilidade do empreendimento ?? o que fortemente sugiro, principalmente para aqueles empreendimentos que se localizam em destinos com forte sazonalidade e/ou em processo de consolidação no mercado….vejo muitas retiradas muito acima da capacidade mensal, principalmente em baixa temporada, o que muitas vezes compromete o fluxo de caixa da empresa e também em muitas situações gera necessidade de se ir aos bancos ou fazer antecipações de cartão de crédito o que é muito honeroso ;
5 – Repense o paradigma das terceirizações – lavanderia, manutenção, administração de sites, elaboração de newsletters, etc – o mercado mudou, existem equipamentos e tecnologias, mais leves, mais baratas, e de uso mais fácil – faça os cálculos, se não souber fazer chame quem sabe – mesmo com o investimento inicial a economia ao longo do tempo pode ser substancial;
6 – Planejamento gera redução de custos – como está o seu monitoramento de ocupação ,diárias médias, formas de pagamento utilizadas, origem de clientes, gastos extras, etc ?? monitorar lhe gera possibilidades de planejar estratégias, para vender mais frigobar, room service, baixar ou aumentar diárias, fazer promoções, fidelizar clientes, etc.
7 – Você tem negociado taxas com as administradoras de cartão de crédito, taxas de serviços nos bancos, taxas de cheque especial se você eventualmente precisa, prazos com fornecedores, descontos para pagamento à vista, negociado fretes de maneira cooperativa com outros empresários, etc ?? a taxa básica da economia caiu sensivelmente nos últimos 12 meses e certamente os bancos não reduziram na mesma proporção estas taxas…mas podem e para isto você tem que cobrar.
8 – Como está o seu plano de manutenção preventiva de móveis, equipamentos, construções, utensílios, ou você como a grande maioria espera eles quebrarem no sábado ou no domingo para chamar aquele técnico “meia-boca” mas “simpaticão”, que está sempre disponível mas cobra uma fortuna para trocar um disjuntor ou colocar a internet para funcionar ?
9 – Você tem monitorado contas de água, luz, telefone, internet ?? Já pensou em estratégias de redução de custos ?? Com certeza vai haver investimento inicial mas o retorno é certo….placas solares para aquecimento de água, sistema de retenção de águas de chuva para limpeza de áreas de serviço, troca de lâmpadas convencionais por eletrônicas ou led, colocação de economizadores de energia nas Uhs, etc.
10 – Você tem participado de eventos, seminários, cursos, lido à respeito de tendências do setor, conversado com outros empresários, contratado eventualmente uma consultoria ?? pode ser muito útil para trocar experiências exitosas, dificuldades e achar soluções para problemas que em um primeiro momento poderiam ser de difícil solução.

como reduzir custos

Muita gente pode dizer que é muito trabalho para pouco retorno. Lembrem-se que planejamento deve ser feito no mínimo em base anual. Se em cada uma destas 10 ações você economizar R$ 100,00 (tenho certeza que dá para economizar muito mais), são R$ 1,200,00 por mês ou R$ 14,400,00 por ano…garanto que dá para fazer uma porção de coisas que você queria fazer com isso, não ?? então….comece agora…

 

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