Uma boa estratégia de Revenue Management é extremamente importante para antecipar a demanda e otimizar a disponibilidade
Quem atua no setor hoteleiro está habituado a ouvir muitos termos, dentre eles, há o Revenue Management ou Yield Management. Aqui no Brasil, um nome comum é Gestão da Oferta e trata-se da mesma coisa.
Este conceito é amplamente aplicado, também, por companhias aéreas.
Já está difundida no mercado brasileiro e, portanto, não é algo novo. No entanto, apesar de não ser novidade, ainda não é utilizado com todas as possibilidades que tem.
Neste artigo, a ideia é clarificar um pouco mais o que é o Revenue Management e como pode ser usado em favor da sua empresa.
Como o nome indica, é a gestão da receita, dos valores aplicado, neste caso, por hotéis e também companhias aéreas. Um modo de nivelar os ganhos através de técnicas de precificação.
Mas não é algo tão simples quanto parece.
Não se trata, apenas, de ter taxa de ocupação a 100%, mas o quanto é possível faturar, assegurando o melhor custo benefício. Através da análise de dados (e do comportamento dos usuários), o dono do empreendimento consegue prever a demanda que virá, otimizar a disponibilidade de apartamentos e o preço cobrado.
Resumindo: “vender o quarto certo, para o cliente certo, pelo valor certo, através do canal certo”.
Sim, é isso mesmo! Se trata de uma função estratégica dentro de um hotel ou rede hoteleira e, infelizmente, no mercado brasileiro, você encontrará poucos profissionais com o conhecimento necessário e experiência real.
Enquanto função estratégica, como já mencionado, o profissional apontará recomendações e atuará com os setores de reservas e comercial. As decisões, com uma análise aprofundada e visão ampla, permite decisões mais sensíveis, assertivas.
Bom, é preciso, primeiramente, de um profissional, ou até empresa, que realmente entenda de Revenue Management. Esta pessoa precisa:
Enquanto gerente geral, dono de hotel ou detentor de cargo decisório, é imprescindível abrir a mente. O foco é otimizar os ganhos, mas nem sempre é disponibilizar quartos indiscriminadamente.
Sobre a RGV Hotelaria – com anos de atuação no mercado, a RGV presta serviços para hotéis e pousadas, como Administração hoteleira, implantação, arrendamento, e Central de Reservas com estratégias personalizadas de Revenue Management. Saiba mais aqui.
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