Blog

Motores de reserva: Você sabe como funcionam

Motores de reserva: Você sabe como funcionam

Tecnologia é ideal para empresas hoteleiras que buscam crescimento.

O mercado hoteleiro é um dos setores que mais sofrem com a alta concorrência. E isso não vem de agora, mas de há muitos anos. Contudo, a situação se tornou ainda mais intensa por conta da instalação de grandes redes de hotéis no país.  

Além disso, a tecnologia que deveria ser vista como aliada acabou prejudicando muitos estabelecimentos conhecidos no mercado de hotelaria. Isso porque não se adaptaram às inovações do mercado. Essa não é apenas uma questão tecnológica, mas uma mudança no comportamento de consumidores que estão cada vez mais exigentes. 

São os clientes que estão mostrando para os hotéis que é hora de se adaptar à tecnologia, adotar sistemas inteligentes e soluções inovadoras. Os empreendimentos hoteleiros precisam se modernizar e melhorar os processos internos e externos do serviço. Do contrário, os hóspedes vão procurar outros estabelecimentos, deixando o seu hotel de lado. 

Entre as tecnologias encontradas no mercado de hotelaria estão os motores de reservas, usados por muitos empreendimentos hoteleiros em todo Brasil.

Motores de reserva

Muitos hotéis utilizam motor de reservas para atrair hóspedes. Essa ferramenta é utilizada para reservar quartos devido à sua facilidade e praticidade. Por meio da solução, o cliente pode visualizar as hospedagens, comodidades, valores e todas as informações sobre a hospedagem.

Toda gestão é feita por meio de um software que realiza toda a gestão dos quartos, sinalizando quando foi desocupado e precisa ser higienizado para os próximos hóspedes.

Por meio do sistema de gestão, o hotel pode gerenciar todas as suas reservas. A ferramenta possibilita o gerenciamento de quartos, notificando a desocupação e quais precisam ser higienizados. Por meio da tecnologia é possível gerenciar toda área do hotel ou pousada de maneira prática. 

Quais são as vantagens dos motores de reserva?

Imagem de mulher sentada em sofá do lobby de hotel.

Há muitas vantagens em ter motores de reserva em hotéis. O primeiro benefício é a agilidade nas reservas. 

Entre outras vantagens estão:

  • Versatilidade;
  • Alterações em reservas;
  • Venda direta.

Esse sistema é muito importante para ajudar no planejamento de reservas e na organização do seu hotel. Mas antes de escolher um sistema, é necessário que a empresa defina um objetivo e uma meta para atingir.

Tendência de automatização 

Muitos hotéis resistem a instalar o sistema de motores de reserva, mas é importante saber que a automação é uma das tendências para o setor. As hospedagens de pequeno porte são as que mais hesitam neste investimento.  

O software, além de ajudar a organizar as reservas, possibilita aumento da margem de lucro. A tendência de automatização de processos internos do hotel é uma mudança que veio para ficar.  

Por meio dos motores de reserva, os hóspedes têm acesso às unidades que estão disponíveis e seus valores. Assim, é possível construir todo o processo de venda para que os quartos sejam reservados virtualmente.  

A tecnologia para hotéis é uma importante ferramenta que viabiliza o uso da internet como marketplace. Isso significa que o site do empreendimento não é mais apenas uma ferramenta para apresentar o seu hotel, mas para vender pacotes de hospedagens e acomodações.  

O motor de reserva torna o portal do hotel uma loja virtual completa. Lá, os interessados podem fechar negócio sem complicações e com muita rapidez e eficiência.

Praticidade para clientes 

Por serem ferramentas online, os motores de reservas facilitam muito a vida do cliente que pretende passar as férias ou um final de semana em um hotel. O processo é intuitivo, prático e atrai cada vez mais clientes. 

Investir no software torna a experiência do consumidor bem mais agradável e ajuda a aumentar os lucros. Com o uso cada vez mais intenso da internet, vale apena apostar em software de reservas. O motivo é que as pessoas estão mais adeptas às vendas online, que se tornaram muito mais comuns.

Mas não abandone de vez a linha telefônica e o e-mail de contato. Há muitos hóspedes que ainda não utilizam a internet para fazer suas reservas e eles precisam de um contato mais convencional. Até porque não importa de quais canais virão os clientes, o importante é disponibilizar diferentes canais para que eles se sintam à vontade para contatar a empresa. 

Mais tecnologia 

Para que a tecnologia se torne uma aliada é preciso integrá-la com ferramentas mais tradicionais, com a finalidade de atender bem a todo tipo de hóspede. Além dos motores de reserva, o setor hoteleiro pode investir em outras soluções, como PMS, CRM e check-in digital. Todas agregam valor aos processos internos ajudam o hotel a melhorar a sua eficiência. 

As tecnologias tornam as operações mais completas e confiáveis, reduzindo os tão conhecidos overbooking. Isso porque, ao integrar as ferramentas, ocorre o cruzamento de dados que ajuda na identificação de quartos que estão vazios, sem correr o risco de reservar a mesma acomodação para pessoas diferentes.  

O investimento em soluções tecnológicas vai ajudar muito o seu hotel a crescer. 

Comentários