Em 2015, 315 mil turistas estrangeiros optaram por hospedar-se em campings e albergues durante a viagem pelo Brasil, de acordo o Ministério do Turismo

Na hora de escolher o local para se hospedar durante uma viagem, muitos brasileiros e estrangeiros optam pelos campings com o intuito de aproveitar ao máximo a proximidade de cachoeiras, rios e parques. O Brasil conta, atualmente, com 40 acampamentos turísticos registrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, do Ministério do Turismo, Cadastur. O camping permite ao viajante desfrutar do contato com a natureza na experiência turística, conhecer a biodiversidade do destino e contemplar a beleza das paisagens dos biomas brasileiros.

O registro no Cadastur é obrigatório para as empresas prestadoras do serviço de acampamento turístico no país, assim como para as agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e para os guias de turismo. O cadastro no sistema desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da federação, garante que a empresa está legalmente apta a prestar o serviço turístico.

A coordenadora geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Galvão, reforça a importância de o turista procurar acampamentos que estejam inseridos no Cadastur. “A opção pelo camping atrai muitos turistas em busca de uma hospedagem fora do convencional, mas para que o viajante tenha mais segurança nessa escolha, é importante observar se o local escolhido está cadastrado no Cadastur”, orienta.

Para Gabriel Leão, 36, a experiência agrega uma série de vantagens para a escolha do camping. “Além da flexibilidade, mobilidade e contato com a natureza, também permite uma maior socialização, uma vez que é muito mais fácil conhecer os vizinhos do que em um quarto de hotel”, afirma.

De acordo com o boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente ao mês de setembro, 11,2% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam preferência por meios de hospedagem alternativos. A opção de hospedagem também conquista os viajantes internacionais. De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional, 315 mil turistas estrangeiros optaram pelos campings e albergues como meios de hospedagem durante a viagem pelo Brasil em 2015.

Serviço:

www.turismo.gov.br

Comentários

Comentário(s)