Quando a organização sente a necessidade de terceirizar algum setor, o principal motivador para tal ação, são os encargos trabalhistas, mas outras duas razões estão se tornando freqüentes e motivando o mercado a adotar tal prática: o aumento na lucratividade e melhoria na qualidade dos serviços prestados.

As empresas que oferecem a terceirização de serviços têm por premissa oferecerem um serviço especializado em sua área de atuação, e procuram renovar sempre. Importante frisar que a terceirização de serviço na forma de pessoa jurídica não pode, segundo legislação brasileira, executar a atividade-fim da empresa em seu lugar.

Os benefícios em contratar uma terceirização de serviço começam na redução no quadro de colaboradores e conseqüente geração de economia para a mesma, bem como menor preocupação com equipes que não exercem a atividade fim da organização. Muitas vezes, a empresa terceirizada pode atuar remotamente, não sendo necessário um espaço na organização tomadora do serviço.

Uma vez contratada uma terceirizada, a organização pode forca-se na sua real atividade, aproveitando melhor os seus recursos humanos e se desenvolvendo estrategicamente.

Com a melhoria dos seus serviços, a organização aumenta a competitividade com outras organizações do mesmo setor de atuação.

Quando tratamos de hotelaria, o atendimento ao cliente, seja por telefone ou pessoalmente na recepção, são os mais sensíveis e os que estão sempre sujeitos a reclamações. A terceirização da central de reservas se torna a solução ideal, pois o atendimento impecável resulta em maior conversão dos atendimentos em reservas. A rápida resposta e a solução imediata de problemas (reclamações) tornam a sua organização confiável e converte os contatos em negócios.

Antes de contratar uma empresa fornecedora de serviços de terceirização, pesquise para garantir bons resultados para a sua organização, vale também buscar referências e indicações. Estude, ao menos o mínimo, sobre a legislação vigente, para garantir a legalidade de sua contratação e evitar problemas futuros.