Um dos departamentos mais importantes do hotel é a Governança Hoteleira. Nem sempre lhes é dado o valor que merece, mas muito se vê e se cobra de seus prestadores de serviço. Você sabe o que é Governança Hoteleira?

Segundo o Portal Educação Governança hoteleira é o departamento responsável por manter todos os apartamentos, lobby, as áreas sociais do estabelecimento hoteleiro em perfeitas condições de higiene, conservação e organização”. É um setor pode responder diretamente a Gerência Geral do hotel ou ao Departamento de Governança (comum quando o hotel é grande).

Cabe a este departamento planejar todas as atividades relacionadas a limpeza do hotel e garantir que sejam feitas efetivamente. Este departamento também está incumbido pela lavanderia e rouparia do hotel. Trabalham neste setor faxineiros, camareiras, entre outros profissionais.

Todos os hotéis deveriam ter um departamento de Governança Hoteleira para garantir que os recursos, tanto humanos, quanto os insumos de trabalho sejam utilizados de maneira inteligente. A realidade é que pequenos estabelecimentos, muitas vezes, não dispõe deste departamento.

Cursos

Existem alguns cursos disponíveis para quem busca se aperfeiçoar na área. No Brasil, é possível encontrar alguns cursos livres online que instigam a liderança, ensinam como fazer planejamento para área, administração e gerenciamento. O Senac é uma das instituições que dispõe de um curso livre de 30 horas para maiores de 16 anos.

Mercado

As áreas de turismo e hotelaria do Brasil estão em crescimento por conta dos últimos eventos que o país sediou e ainda sediará. O país se tornou foco de eventos internacionais e profissionais capacitados serão requisitados para todas as áreas relacionadas a turismo.

Comentários

Comentário(s)